Pages

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

16 de dezembro de 1990!!!

Há exatos 20 anos o Corinthians conquistava o seu primeiro título brasileiro. Diga-se de passagem o de verdade e não essas taças que inventaram na última semana.

Obrigado: Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei, Jacenir, Márcio, Wilson Mano, Neto, Fabinho, Tupãzinho e Mauro.

Quase ganhamos o Brasileiro em 76, quando perdemos a final para o Internacional, mas desta vez não escapou.. Com um time não muito técnico, mas com muita raça e garra, o Corinthians conquistou seu primeiro título nacional.

O começo não foi lá aquelas coisas: 2 derrotas em 2 jogos, em casa (3 x 0 para o Grêmio e 1 x 0 para o Cruzeiro). Vicente Matheus trocou Zé Maria por Nelsinho Batista e a coisa mudou: o time fica 11 partidas sem perder e termina a 1ª fase na 4ª colocação .

Vieram então as quartas-de-final. O primeiro adversário era o Atlético-MG, time de melhor campanha na competição. No primeiro jogo, Neto comandou a virada, fazendo dois gols nos últimos 15 minutos: 2 a 1 Timão. Com a vantagem a seu favor, o alvinegro foi ao Mineirão e segurou o empate em 0 a 0.

O passo seguinte era passar pelo Bahia, na semifinal. Novamente, o Corinthians estava em desvantagem e precisava vencer para se classificar. No primeiro jogo, no Pacaembu, Neto fez um gol e decretou a vitória por 2 a 1. Em Salvador, o time usou a mesma receita da retranca e voltou com a vaga garantida ao empatar em 0 a 0. Na final iria pegar o São Paulo. Depois de 14 anos, o Corinthians decidia mais um título nacional. Desta vez para ganhar.

No primeiro jogo decisivo, outra vez o talento de Neto decidiu. Logo aos 4 minutos, ele cobrou uma falta na medida para Wilson Mano fazer 1 a 0. Com méritos, o Timão segurou a vitória e foi para a finalíssima, no domingo, precisando apenas do empate.

O Corinthians entrou em campo no dia 16 de dezembro para se sagrar campeão brasileiro pela primeira vez em sua história. Com um time muito equilibrado, conseguiu ganhar outra vez do bambi, com um gol (chorado) de Tupãzinho, aos 9 minutos do 2° tempo.
Com muita raça e mesmo sem muitas estrelas, aquela equipe havia entrado para a história alvinegra.
Até o ano de 1990, o Corinthians já havia conquistado 20 vezes o Campeonato Paulista e 4 o Torneio Rio-São Paulo. Porém, faltava uma conquista no âmbito nacional para coroar uma história gloriosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.