Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2010

1910: A FUNDAÇÃO DO CORINTHIANS

Luiz Battaglia, José Luiz e Luiz Henrique visitam o marco da fundação do Timão (Crédito: Renato Cordeiro)


Na madrugada do dia 1 de setembro de 1910, o Sport Club Corinthians Paulista foi oficialmente fundado
Se você, corintiano, nunca visitou a esquina da Rua Cônego Martins com a Rua Jose Paulino, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, não se sinta distante. Neste local, no dia 31 de agosto de 1910, por volta das 20h30, surgiu a ideia da criação de um clube de futebol.
Na madrugada do dia 1 de setembro, na barbearia de Salvador Battaglia, localizada na esquina da Rua dos Italianos com a Rua Julio Conceição, o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado.
Acompanhado das três gerações da família Battaglia, a reportagem do LANCE! percorreu os mesmos 800 metros dos operários Antônio Pereira, Joaquim Ambrósio, Anselmo Correia, Carlos da Silva e Rafael Perrone, os percussores dessa paixão alvinegra.
Luiz Battaglia, de 77 anos, filho de Salvador, ao lado de José Luiz, 52, e Luiz Henrique, 11, seu filho e neto, respectivamente, visitou a ex-barbearia, onde eram realizadas as primeiras reuniões do clube. Hoje, o local virou uma lanchonete. Mas nem tudo ficou apagado com o tempo. Ao notar um quadro com as imagens do antigo estabelecimento, do pai e do tio, Miguel, o primeiro presidente do clube, Luiz se emocionou:
– Olha, é o meu pai na foto.Surpreso, o funcionário do local parecia não acreditar na história. Após minutos de conversa, a desconfiança acabou com um forte abraço.
Mas a emoção e a busca por lembranças não pararam ali. Em seguida, os três seguiram para o marco histórico. Nem o sol forte foi capaz de acabar com a curiosidade deles. No caminho, a família mergulhou no passado. Além das histórias do clube, os três conversavam sobre as lembranças da própria família.
Ao chegar ao local, eles se depararam com com um pilar de concreto, sem identificação e perdido entre as pessoas que por ali passavam.
– Se eu passasse por aqui jamais imaginaria o significado – disse José Luiz que, segundos depois, ouviu a resposta de um funcionário de uma loja de roupas próxima:
– Não adianta. Sempre que colocam uma placa com identificação, alguém rouba – explicou.
Ao fim do percurso da fundação, a alegria de reviver tão intensamente o passado era nítida nos rostos de Luiz, José Luiz e Luiz Henrique. Uma simples manhã de sábado acabou se tornando um momento marcante da vida dos Battaglia.
– Meu pai e meu tio, com certeza, devem estar orgulhosos de verem a obra que ajudaram a criar – finalizou Luiz, abraçado com o filho e o neto.
Visão da fundaçãoLuiz Battaglia - Filho de Salvador Battaglia, 77 anos"Meu pai sempre contou muito pouco sobre o Corinthians. Mas uma coisa eu sei: foi ele quem sugeriu o nome Corinthians. Quando eu nasci, ele já tinha 40 anos, ou seja, falava pouco sobre o clube. O que ele contava é que os jogadores e os diretores do Corinthians sempre estavam na barbearia.
As conversas que surgiam sobre o Corinthians geralmente eram na hora das refeições. No fundo, meu tio (Miguel Battaglia, primeiro presidente do clube) e meu pai, com certeza, devem estar orgulhosos de verem a obra que criaram. É uma honra muito grande para a nossa família."
Visão do presenteJosé Luiz Battaglia - Neto de Salvador Battaglia, 52 anos
"O Corinthians se tornou uma teocracia, com certeza. Somos uma nação juntamente com uma religião.
Desde pequenos, nós da família Battaglia, acompanhamos de perto nosso orgulho maior, que é saber que o Salvalor, meu avô, participou da fundação do Corinthians.
Naquela época, a cidade de São Paulo era muito pequena, sendo assim, ele não imaginava, talvez, que o Corinthians fosse se tornar o que se tornou. Mas meu avô, provavelmente, tinha bastante noção do crescimento da manifestação popular. Ele sentia que era preciso abrir espaço para a massa."
Visão do futuroLuiz Henrique Battaglia - Bisneto de Salvador Battaglia, 11 anos
"O Corinthians é tudo na minha vida. Meus amigos não acreditam quando eu falo que meu bisavô foi um dos fundadores do clube. Nenhum colega meu tem uma História parecida para contar, e eu fico muito feliz com isso (risos).
Nos próximos anos, espero que o Corinthians se torne “o time”. Seremos um time que ninguém vai vencer, uma equipe imbatível. Vamos ganhar tantos títulos que vai faltar espaço na nossa camisa para tantas estrelas.
Do fundo do coração, espero que o Corinthians ainda dure muitos anos. Quero que meus filhos, netos e bisnetos possam viver este amor."


Fonte: Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.