Pages

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Especial Centenário - Evolução dos escudos


De um desenho improvisado para a inscrição na Liga Paulista, em 1913, o distintivo evoluiu até incorporar as estrelas dos Brasileiros e do Mundial.
O maior símbolo de um clube é, sem dúvida, seu escudo. E no Corinthians, fazendo jus à sua história de constantes transformações, essa imagem já foi bastante diferente daquela que hoje o clube ostenta em sua camisa de jogo.
Da fundação do clube, em 1910, até 1913, o time alvinegro jogou com uniformes na cor bege sem nenhum distintivo. E o primeiro escudo foi feito às pressas. Para obter a inscrição na Liga Paulista de 1913, era preciso que os jogadores tivessem no seu uniforme uma imagem que fosse associada ao clube que representavam.
Surgiram então as letras C e P, que, sobrepostas, faziam alusão a Corinthians Paulista. O símbolo foi usado até 1914, em dois amistosos contra o Torino, da Itália.
Até 1919, as letras se destacavam no escudo. Naquele ano, o nome do clube foi colocado por extenso ao redor da bandeira paulista. Em 1940, o escudo ganhou a âncora e os remos em homenagem aos esportes náuticos. É assim até hoje.
Em 1990, com o inédito título brasileiro, surgiu a primeira estrela. Em 1998 e 1999, outras duas foram adicionadas. Em 2000, com o título mundial, a quarta estrela foi colocada e a quinta veio em 2005, com o tetra brasileiro.

Texto publicado no ‘Jornal da Tarde’ de 14/1/2010, em caderno especial

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.