Pages

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Da paixão a criação....


Esta foto, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 31 de agosto de 1910, é um dos motivos da fundação do Corinthians. Mas, “os Corinthians” que ela exibe são os jogadores do Corinthian (assim, sem o ’s’ no final), da Inglaterra, primeiro time estrangeiro a excursionar pelo País, que hoje de chama Corinthian-Casuals e segue como amador.
Eles vieram a convite do Fluminense e esbanjaram sucesso, com seis vitórias (10 a 1 no Flu, 8 a 1 num combinado carioca, 5 a 2 num combinado de brasileiros, 2 a 0 na AA das Palmeiras, 5 a 0 num combinado paulista e 8 a 2 no São Paulo Athletic). Empolgados, os cinco jovens operários resolveram criar um time e deram o nome de Corinthians, neste dia 5 de setembro, quatro dias depois da fundação.
Existe uma versão, no livro Um jogo inteiramente diferente!, de Aidan Hamilton, de que o criador do futebol no Brasil, Charles Miller, é quem teria sugerido o nome. Porém, não existem provas sobre isso.


Fonte: O Estado de S. Paulo

1 comentários:

Alencar disse...

O almofadinha Charles Miller jogou no Corinthian inglês... mas para sugerir a um grupo de operários e carroceiros, que ele não conhecia, colocar o nome desse time na agremiação que eles estavam criando, é lenda...

Uma coisa que valeria a pena pesquisar seria o primeiro uniforme do clube. Existem histórias publicadas nos jornais dos anos 30 e 40 que o Corinthians tinha tido nos primórdios um uniforme azul marinho e branco, mas eu fico com a versão do Diaféria, no livro Coração Corinthiano, de que o primeiro uniforme era camisa branca e calção creme. A camisa branca era a mais fácil de encontrar e a mais barata, e o calção creme foi feito por costureiras a partir de uma doação de sacos de farinha feita pelos espanhóis do mercado municipal...

Mais tarde trocaram os calções creme pelos pretos...

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.