Pages

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Balanço Depto e suas conquistas em 2009




Relatório do Depto de Futebol de Mesa do S.C. Corinthians Paulista (2009)

O ano de 2009 foi histórico para o departamento de Futebol de Mesa do S.C. Corinthians Paulista. Histórico porque foi o ano que o clube obteve o maior número de conquistas em sua trajetória como filiado da Federação Paulista de Futebol de Mesa.

Iniciando o projeto Centenário, criado pelo departamento em fins de 2008 e que visa conquistar todos os títulos possíveis no futebol de mesa por equipes no ano de 2010, o Corinthians atraiu jogadores corinthianos, de São Paulo e de outros Estados, para que participassem do departamento e do clube. O objetivo é construir um departamento forte e extremamente competitivo, que tenha o poder de conquistar e assegurar a hegemonia no futebol de mesa brasileiro, refletindo o tamanho e a importância do clube dentro do cenário esportivo nacional. Além de trazer esses atletas para jogar com o manto alvinegro, o departamento trabalhou para torná-los também associados do clube.
Para que se compreenda como o departamento interage com as competições promovidas pela Federação da modalidade, é preciso fazer uma breve introdução:

O contexto:

A FPFM, fundada em 1962, promove campeonatos individuais e por equipes. Participam dela clubes devidamente formados juridicamente, como exige a legislação esportiva brasileira. Para citar alguns, no estado, estão filiados clubes conhecidos por todo o país, como o Nacional (de São Paulo), o Santos FC, a SE Palmeiras, o Rio Branco (Americana), o América (SJ do Rio Preto), o Meninos FC (São Bernardo), o Rio Preto (SJ do Rio Preto) entre outros.

Os campeonatos por equipes são disputados pelos clubes em sistema de grupos, jogos ida e volta e cada equipe é formada por seis jogadores. A Federação separa também os jogadores por categorias. Até 20 anos de idade, os jogadores disputam a categoria SUB-20, a partir dos 21 anos, jogam na categoria Adulto e a partir dos 42 anos, jogam na categoria Master.

Diante da grande quantidade de jogadores que existem em São Paulo, dentro da categoria Adulto foi feita uma separação entre os jogadores: os melhores do clube compõem a equipe Principal, e os jogadores novatos, jovens ou que estão retornando ao jogo após muito tempo parados compõem a equipe de Aspirantes. Essa equipe, um verdadeiro segundo quadro, serve como celeiro para novos talentos e também como estágio de transição para aqueles que acabaram de deixar o SUB-20.

Os torneios

No ano de 2009 a Federação Paulista de Futebol de Mesa promoveu 4 campeonatos paulistas. Dois deles na categoria adulto, um na categoria SUB-20 e um na categoria Master. O Corinthians esteve representado em todas as categorias. Por sua vez, a Confederação Brasileira da modalidade promoveu o Terceiro Ccampeonato Brasileiro de Clubes, disputado na cidade de Curitiba, capital do Paraná. À parte de competições oficiais, também participamos de todas as edições da Taça Interestadual, um torneio que deu origem ao Campeonato Brasileiro de Clubes

Sendo assim, o Corinthians competiu com as suas Equipes (Adulto Principal e Aspirantes, Master e Sub-20) nos seguintes torneios em 2009:

7.º Torneio Interestadual por Equipes
O Torneio é uma competição criada por Santos e Vasco da Gama e é considerado o precursor do Campeonato Brasileiro por equipes. Este ano o Corinthians sediou o evento e conquistou o título, vencendo todos os cinco adversários — Vasco da Gama, Nacional (SP), Flamengo, América (RJ) e XV de Agosto (Socorro-SP).

Torneio Início
Promovido pela FPFM antes do início da temporada, é disputado por todos os clubes em um formato de torneio relâmpago, com apenas uma rodada em que 8 jogadores se enfrentam de cada lado. O Corinthians terminou o torneio na quinta colocação.


3º Campeonato Brasileiro por Equipes
Em sua primeira participação na competição, o Corinthians fez uma campanha brilhante, vencendo 14 jogos e perdendo apenas dois. Um na fase classificatória e um na final. Terminou o campeonato, disputado em Curitiba, como vice-campeão brasileiro.

Campeonato Paulista por Equipes
Categoria Adulto Principal
O Corinthians esteve no grupo A, com Rio Branco, Santos, Meninos e SAV Maria Zélia. Terminou a primeira fase em primeiro lugar, com 8 vitórias em oito jogos, classificando-se para disputar a final do Campeonato Paulista, depois de 14 anos. A final foi jogada contra a forte equipe do Círculo Militar, vencedora do grupo B e heptacampeã paulista. O Corinthians derrotou na segunda partida da final a equipe circulista por incríveis 21 pontos de diferença e conquistou o troféu de campeão, após 18 anos do seu primeiro título paulista.

Categoria Adulto Aspirantes
O Corinthians disputou uma fase classificatória jogando contra seis adversários. Derrotado na última partida, ficou em segundo lugar na fase e disputou a semi-final contra a equipe terceira colocada (Círculo Militar), vencendo a partida como visitante com 6 pontos de vantagem e isso permitiu que o time fosse derrotado no jogo de volta por 3 pontos e se qualificando para a final. Disputou o título com a equipe do Meninos FC e venceu as duas partidas, a primeira em casa e a segunda em São Bernardo do Campo.

Categoria SUB-20
Após 5 anos sem formar uma equipe infanto-juvenil, o departamento reuniu alguns sócios que gostavam do esporte e formou uma equipe para disputar o campeonato paulista visando a formação dos jogadores para 2010.
Ao longo do ano os meninos do Corinthians foram progredindo e fecharam o ano vencendo o clube que se sagraria campeão paulista, na última rodada, com um placar dilatado. Em seis meses os meninos obtiveram um progresso incalculável, tendo obtido também vitórias em torneios individuais.

Categoria Master
2009 foi o ano de criação do Campeonato Paulista da Categoria. Pela primeira vez, os clubes separaram seus jogadores com mais de 42 anos para disputar uma competição por equipes. Apesar de derrota na primeira partida, o Corinthians venceu todos os jogos restantes, contra seus quatro adversários — Palmeiras, Maria Zélia, São Judas e Nacional — vencendo o segundo turno e habilitando-se a disputar o histórico campeonato inaugural contra justamente nosso maior rival, a SE Palmeiras. Vencemos os rivais em seus domínios e no Parque São Jorge. Cada partida é disputada em quatro rodadas, e o Corinthians foi campeão na terceira, com um placar de 15 pontos de diferença a favor (24 a 9).

Tríplice Coroa
Essas três vitórias configuram assim, a tríplice coroa no Campeonato Paulista por Equipes, um feito raríssimo na história do torneio no Futebol de Mesa paulista ao longo de 27 anos de disputas.

Competições individuais
Em relação a esse tipo de competição, a FPFM promove 4 tipos diferentes de torneio. O Aberto, no qual os atletas são divididos por Categoria e separados em séries pelo ranking individual. O Integração, no qual todos os atletas são sorteados em grupos, sem considerar a categoria à qual pertence, podendo um atleta da Categoria Master enfrentar um da Categoria SUB-20. A Taça São Paulo, competição disputada no sistema todos contra todos e o Campeonato Paulista, também no sistema todos contra todos e que é a competição individual mais importante do calendário paulista.

Tivemos atletas no pódio de todas essas competições:
1.º Torneio Aberto: Disputado no Corinthians, teve Rogério como terceiro colocado da Série Bronze.
2.º Torneio Aberto: Disputado em São Caetano do Sul, teve Galdeano como campeão da Série Ouro.
3º Torneio Aberto: Disputado em São Bernardo do Campo, teve Alencar como campeão da Série Ouro da Master.
4.º Torneio Aberto: Disputado em Atibaia, teve Rogério como campeão da Série Ouro Adulto e Picolino (acima à direita) como campeão da Série Ouro do SUB-20.
1.º Torneio Integração: Disputado em São Bernardo do Campo, teve Galdeano e Rogério como campeões de suas séries (quatro séries de igual valor).

Campeonato Paulista Individual: Disputado no Nacional Atlético Clube, em São Paulo, teve Kleber (foto ao lado) como campeão da Série Bronze, seguido por Telê, atleta do Corinthians, como vice. Na série Ouro, Galdeano foi o terceiro colocado.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.