Pages

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Corinthians é campeão Paulista de 2016

De pé: Lopes, Quartim, Garcia, Justa e Zero
Agachados: Valbono, tadeu, Dentinho, Rodrigo Ribeiro e Alessandro (Foto Luiz Ricas/Fábio Preturlon)


O futebol de mesa do Corinthians conquistou na tarde de sábado o campeonato paulista de 2016, ao derrotar na final a equipe do Meninos FC, de São Bernardo do Campo, por 39 a 33. A equipe de aspirantes também venceu a final da categoria e se tornou bicampeã paulista, ao bater o Círculo Militar por 52 a 20. A terceira equipe do Mosqueteiro presente à final não teve a mesma sorte, o Master acabou derrotado pelo Maria Zélia por 20 a 12 e ficou com o vice-campeonato.

As finais do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa foram disputadas no mini-ginásio do Parque São Jorge, que ganhou esse direito ao sediar o Torneio Início em fevereiro deste ano, vencido pela quarta vez seguida pelo próprio Corinthians. Das três categorias em disputa, o Corinthians conseguiu chegar em todas, repetindo o feito obtido em 2012.

A equipe principal tinha pela frente a fortíssima equipe do Meninos, de São Bernardo do Campo, que era bicampeã paulista e campeã do Brasileiro de 2015. Dentinho, técnico do Corinthians, colocou nas mesas Justa, Tadeu, Alessandro, Garcia, Valbono e Quartim.

A primeira rodada terminou com o empate em 6 pontos. Cada vitória, no equipes, vale 2 pontos. A segunda rodada também terminou empatada em 6 pontos. Na terceira, o Corinthians venceu por 8 a 4 e foi para o intervalo da partida com a vitória parcial de 20 a 16.

Na quarta rodada, a equipe do Meninos surpreendeu e venceu por 8 a 4, voltando a empatar a partida. A quinta rodada registrou nova vitória do Corinthians, por 7 a 5. O placar totalizava 31 a 29 para o Mosqueteiro.

Isso significava que só faltava 5 pontos para o Corinthians conquistar o campeonato. Mas o Timão venceu a última rodada por 8 a 4 e fechou o placar em 39 a 33.

Quartim e Justa foram os nomes do prélio, com 8 pontos conquistados em 12 disputados cada um. Garcia, Tadeu e Alessandro fizeram uma campanha excelente, com 7 pontos conquistados em 12. Valbono zerou e deixou a partida, cedendo o lugar para Dentinho na quinta rodada, que perdeu e foi substituído por Rodrigo Ribeiro, que veio do Aspirantes. Rodrigo venceu seu jogo por 5 a 4, de virada, e ajudou o clube a conquistar seu quarto título de campeão paulista na História (1991, 2009, 2012 e agora).

Desempenho da equipe principal no Campeonato Paulista (PG: Pontos Ganhos, PD: Partidas disputadas)

Aspirantes do Corinthians conquistam o bicampeonato Paulista

De pé: Dani, Rodrigo Ribeiro, Sandro Gavião, Bruno Blois, Celso, Kleber e Alencar,
agachados: Guilherme, Dinho e Og Girão (Foto Luiz Ricas/Fábio Preturlon)

A equipe de Aspirantes do futebol de mesa do Corinthians conquistou no sábado, 10 de dezembro, o título de bicampeã paulista ao bater na final a equipe do Círculo Militar pelo placar de 52 a 20.

O Corinthians chegou à final invicto e dependia apenas de um empate contra os circulistas para manter o troféu no Parque São Jorge. A final foi disputada no mini ginásio, ao mesmo tempo das outras finais envolvendo o Principal e o Master do Timão.

O técnico Kleber escalou o Corinthians com Kleber, Dinho, Og Girão, Rodrigo Ribeiro, Alencar e Bruno Blois. Na primeira rodada, vitória por 9 a 3, placar que se repetiu na segunda rodada. Após duas vitórias, Alencar deixou a partida para atuar na equipe Master a partir da terceira rodada. Em seu lugar entrou Guilherme.

A terceira rodada terminou com nova vitória, por 9 a 3, totalizando 27 a 9 para o escrete do Parque São Jorge. Faltando ainda 3 rodadas (36 pontos) para disputar, o Corinthians necessitava de apenas 9 pontos para garantir o bicampeonato.

No retorno do intervalo, derrota na rodada por 8 a 4, o que dava ainda alento aos circulistas na disputa, com o placar geral apontando 31 a 17. Para conquistar o troféu, o Corinthians precisaria fazer 5 pontos na quinta rodada, mas o resultado foi melhor ainda: 10 a 2 para o mosqueteiro e a conquista do título inédito. Com o placar apontando 41 a 19, o Círculo não tinha mais como virar a partida.

Sandro Gavião e Dani entraram na sexta e última rodada para dar números finais ao placar, ajudando na vitória por 11 a 1 e na construção do placar final, que apontou 52 a 20 para o Mosqueteiro do Parque São Jorge.

Bruno Blois foi o grande destaque, com 12 pontos ganhos em 12 disputados. Em seguida veio Dinho, com 9 pontos em 12, Kleber com 7 pontos em 10, Og Girão com 7 em 12, Rodrigo Ribeiro com 6 pontos em 10 disputados, Alencar com 4 em 4, Guilherme com 4 em 8, Sandro Gavião com 2 em 2 e Dani, com 1 em 2 pontos disputados.

Este foi o sexto título da equipe de Aspirantes do Corinthians no campeonato Paulista, os outros foram conquistados em 1993, 1994, 2009, 2012 e 2015.