Pages

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Torneio Início


Fiel,


Começa no próximo sábado, a partir das 9hs, o calendário paulista oficial de 2010.

Se trata do Torneio início que reune todas as equipes de São Paulo.

O local da disputa é o novato Cisplatina Futebol Clube. O endereço é Rua Costa Aguiar, 1415


VAMOS JOGAR COM RAÇA E COM O CORAÇÃO......

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Especial Centenário - Evolução dos escudos


De um desenho improvisado para a inscrição na Liga Paulista, em 1913, o distintivo evoluiu até incorporar as estrelas dos Brasileiros e do Mundial.
O maior símbolo de um clube é, sem dúvida, seu escudo. E no Corinthians, fazendo jus à sua história de constantes transformações, essa imagem já foi bastante diferente daquela que hoje o clube ostenta em sua camisa de jogo.
Da fundação do clube, em 1910, até 1913, o time alvinegro jogou com uniformes na cor bege sem nenhum distintivo. E o primeiro escudo foi feito às pressas. Para obter a inscrição na Liga Paulista de 1913, era preciso que os jogadores tivessem no seu uniforme uma imagem que fosse associada ao clube que representavam.
Surgiram então as letras C e P, que, sobrepostas, faziam alusão a Corinthians Paulista. O símbolo foi usado até 1914, em dois amistosos contra o Torino, da Itália.
Até 1919, as letras se destacavam no escudo. Naquele ano, o nome do clube foi colocado por extenso ao redor da bandeira paulista. Em 1940, o escudo ganhou a âncora e os remos em homenagem aos esportes náuticos. É assim até hoje.
Em 1990, com o inédito título brasileiro, surgiu a primeira estrela. Em 1998 e 1999, outras duas foram adicionadas. Em 2000, com o título mundial, a quarta estrela foi colocada e a quinta veio em 2005, com o tetra brasileiro.

Texto publicado no ‘Jornal da Tarde’ de 14/1/2010, em caderno especial

FPFM SOLICITA URGENTE




A Federação Paulista de Futebol de Mesa vem solicitar aos amigos botonistas, fotos de equipes e ou jogadores de clubes que existiram no estado de São Paulo, recuperando a história.
A história conta que existem entre ativos e inativos, em São Paulo, 109 clubes de futebol de mesa que fazem parte da história do futebol de mesa paulista e principalmente da regra 12 toques, e baseados em fatos a Federação Paulista de Futebol de Mesa está remontando a história.

Estas imagens podem ser enviadas para o email futmesa@futmesa.com.br .

Fotos de equipes posadas ou de jogadores com camisas dos clubes, ou até mesmo os escudos (distintivos) dos mesmos para se remontar a historia do futmesa.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Entrevista Atienza


Fiel,

Nosso ilustre Atienza está como entrevistado do mês no site do Armandinho Futmesa...
Confiram no link http://www.armandinhofutmesa.com.br/destaques/2010/02/entrevistado-do-mes-atienza-diretor-de-futebol-de-mesa-do-corinthians-de-sao-paulo/


Boa Véio.....

Da paixão a criação....


Esta foto, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 31 de agosto de 1910, é um dos motivos da fundação do Corinthians. Mas, “os Corinthians” que ela exibe são os jogadores do Corinthian (assim, sem o ’s’ no final), da Inglaterra, primeiro time estrangeiro a excursionar pelo País, que hoje de chama Corinthian-Casuals e segue como amador.
Eles vieram a convite do Fluminense e esbanjaram sucesso, com seis vitórias (10 a 1 no Flu, 8 a 1 num combinado carioca, 5 a 2 num combinado de brasileiros, 2 a 0 na AA das Palmeiras, 5 a 0 num combinado paulista e 8 a 2 no São Paulo Athletic). Empolgados, os cinco jovens operários resolveram criar um time e deram o nome de Corinthians, neste dia 5 de setembro, quatro dias depois da fundação.
Existe uma versão, no livro Um jogo inteiramente diferente!, de Aidan Hamilton, de que o criador do futebol no Brasil, Charles Miller, é quem teria sugerido o nome. Porém, não existem provas sobre isso.


Fonte: O Estado de S. Paulo

Blog sobre o Centenário


Fiel,

Pra quem gosta de história e ainda mais se ela for sobre o Corinthians, vale a pena adicionar aos seus links favoritos o blog do Estadão que tem várias matérias bem interessantes sobre a nossa história....



VAI CORINTHIANS!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fiel a sua nação até a sua morte...



Fiel,


Não poderia deixar uma data como a de hoje passar em branco....


Há exatos 13 anos perdíamos Vicente Matheus. Em meio a torcida alvi-negra, ele parecia mais um vovozinho aposentado nos jogos do Timão. Um careca brigão, irritado e irritante, mas que a cada bela jogada do Corinthians deixava escapar seu sorriso dócil de vovô. Com seu jeitão simples, sua paixão pelo clube e seu sotaque espanhol Vicente Matheus Bathe é o maior e mais emblemático presidente da história do Sport Club Corinthians Paulista. Ele foi e sempre será um dos presidentes mais importantes que o Corinthians já teve. Chegou da Espanha em 1914. Ele presidiu o clube por oito mandatos: 1959, 72, 73, 75, 77, 79, 87 e 89. Durante esses mandatos, o Corinthians conquistou os títulos mais importantes de sua história. O Paulista de 1977, acabando com o jejum de 23 anos sem título e o Brasileiro de 90, também era diretor de futebol quando o Corinthians conquistou o título do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Ele era casado com Marlene Matheus, que também foi presidente do clube em 91-93. Ficou conhecido por causa de suas frases. Veja alguma delas:
"Espero que os corinthianos compareçam para naufragar nas urnas o meu nome."
"O Sócrates é invendável e imprestável."
"Comigo ou sem migo o Corinthians será campeão."
"Quem sai na chuva é para se queimar."
"Tive uma infantilidade muito difícil."
"Gostaria de agradecer a Antarctica pelas Brahmas que nos mandaram."
"O Pato é um animal aquático e gramático."
"O difícil não é fácil."
Vicente Matheus deixou a diretoria em 1993. Morreu dia 09 de fevereiro de 1997, aos 88 anos, de câncer, após ficar 14 dias internado no Instituto do Coração.


Obrigado por tudo Vicentão e olhe por todos nós aí de cima....


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Assembléia / Calendário 2010 - Federeção Paulista de Fut Mesa


Mesa dos Diretores
Fonte: Futebol de Mesa News

Em assembléia geral realizada no último sábado, 6 de fevereiro, a FPFM decidiu formas e datas das competições individuais e por equipes.

A assembleia geral da Federação Paulista de Futebol de Mesa foi realizada na manhã do último sábado, 6 de fevereiro, no prédio da Câmara Municipal da cidade de São Paulo, na sala Tiradentes, local gentilmente cedido com a intervenção do presidente do sindicato de federações Mauzler Paulinetti e o nosso amigo e incentivador vereador Aurélio Miguel, alem da grande colaboração da amiga Duane.

Com a presença da diretoria da FPFM, diretores e representantes dos clubes filiados e outros botonistas, a reunião discutiu e deliberou a respeito dos pontos pautados na convocatória da assembleia geral.

Foram tratados assuntos pertinentes ao estatuto da FPFM, quando especificou-se uma alteração no tempo de mandato das diretorias.

Por sugestão do Ministério dos Esportes, as próximas diretorias eleitas terão mandato de quatro anos, ao contrário do mandato atual de dois anos. Assim, a próxima diretoria, a ser eleita em outubro, terá mandato de quatro anos de duração, a serem cumpridos de 2011 a 2014.

Em outra alteração significativa, a FPFM torna extinta a participação individual independente de botonistas (o chamado PI - Participação Independente), já que desde 2005 o estatuto não permite mais associações deste gênero, conforme explicou o diretor jurídico da FPFM e da CBFM Paulo Salvador Perrotti. A decisão não é retroativa e não atinge aqueles botonistas que pagaram a anuidade de 2010.

Com relação ao futmesa ficou definido o seguinte:

Os torneios por equipes, conforme reunião realizada em novembro de 2009 na sede da FPFM, serão disputados da seguinte forma:

TORNEIO INÍCIO na sede do clube CISPLATINA em 27 de fevereiro, nos moldes tradicionais com cada equipe tendo 8 atletas em jogos simultâneos.

Categoria AdultoPrincipal

CAMPEONATO PAULISTA - Corinthians, Círculo Militar, Maria Zélia, Palmeiras, Meninos e Fundação, disputarão em turno e returno, sendo que a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos será a CAMPEÃ, e a última colocada disputará, em 2011, a COPA ESTADO.

COPA ESTADO - Santos, Nacional, Litovale, Bloco do R, XV de Agosto de Socorro, Cisplatina e Flamengo de Americana, jogarão todos contra todos em turno único classificando-se os quatro primeiros para um play-off disputado em duas partidas de ida e volta. Os vencedores classificam-se para a grande final, disputada também em dois jogos e o vencedor será declarado CAMPEÃO habilitando-se, assim, a disputar em 2011 o CAMPEONATO PAULISTA.

Aspirantes

Campeonato Paulista de Aspirantes será disputado por 5 equipes com jogos em turno e returno, apurando-se o campeão por pontos corridos. Equipes participantes: Corinthians, Meninos, Círculo Militar, Maria Zélia, e Fundação. Categoria sub-20*

O Campeonato Paulista da categoria será disputado por Nacional, Corinthians, Círculo e, a confirmar, Meninos e XV de Agosto.

Categoria Master*

O campeonato paulista master será disputado pelos seguintes clubes: Nacional, Corinthians, Maria Zélia e Cisplatina.

*Ficou acertado na reunião que a diretoria técnica trabalhará da melhor forma para que os torneios dessas duas categorias sejam práticos, sustentáveis e atrativos.

Campeonatos individuais

Em termos de competições individuais teremos os seguintes eventos:

1º open - dias 6 e 7 de março em Salto - sob orientação do Bloco do R

2.º open - dias 10 e 11 de abril no Alphaville Tenis Clube

SUPER OPEN PLUS - 15 e 16 de maio no Meninos FC

3.º open - dias 14 e 15 de agosto no Meninos FC

4.º open - dias 16 e 17 no Clube Atlético Atibaia

SUPER OPEN - dias 6 e 7 de novembro no XV de Agosto de Socorro.

Vale lembrar que todos que assumiram os torneios receberão um caderno de encargos a ser seguido, sob pena de multa, que constará em contrato pré-assinado.

A Copa Paulista (que substitui a Taça São Paulo) terá 12 atletas em cada série, será disputada dias 3 e 4 de julho nas seguintes sedes:

Copa Paulista Ouro - Círculo MilitarCopa Paulista Prata - MeninosCopa Paulista Bronze - CorinthiansCopa Paulista Extra - NacionalCopa Paulista Platina - MeninosCopa Paulista Ouro Master - CisplatinaCopa Paulista Ouro Sub-20 - CorinthiansCopa Paulista Ouro Interior - Flamengo de Americana

O Campeonato Paulista será disputado com 20 atletas por série nos dias 11 e 12 de dezembro nas seguintes sedes:

Campeonato Paulista Ouro - CorinthiansCampeonato Paulista Prata - Círculo MilitarCampeonato Paulista Bronze - MeninosCampeonato Paulista Master Ouro - NacionalCampeonato Paulista Sub-20 Ouro - Maria Zélia

Discutiu-se tambem um torneio para ser realizado nos clubes - o FPFM Tour - com possível pontuação para o ranking, ajudando assim o projeto de sede própria, sonho antigo de todos os botonistas do estado de São Paulo. O projeto está em estudos pela diretoria técnica e seus colaboradores e será divulgado posteriormente.

Estiveram presentes à Assembléia Geral os seguintes clubes e seus representantes

Alphaville T.C. - Cambraia e AlexAmérica F.C./Liga Riopretense - José LuizCisplatina - De FrancoClube Atlético Atibaia - Geraldo AtienzaCírculo Militar de S.P. - VitoFlamengo F.C. de Americana - Gilberto HackmannLiga do Litoral Norte e Vale do Paraíba (Litovale) - SergioMeninos F.C. - Denis Nacional A.C. - ElcioS.A.V. Maria Zélia - MuradianS.C.Corinthians Paulista - Eduardo ToscanoS.E. Palmeiras - NarducheXV de Agosto de Socorro - Anacleto

Ausências justificadas:CRE Fundação (Brambilla),Santos F.C. (Charleaux),Bloco do R (João Pedro),Clube 2004 (Nelson Henrique),

Ainda estiveram presentes no recinto os membros da diretoria Vinicius Ramalho (Vice-Presidente), Elvio (Financeiro), Justa (Diretor Técnico), Tubão (Diretor Técnico Adjunto), Paulo Perrotti (Jurídico), Duda (Marketing), Telê (Patrimônio), Michilin (Ouvidor), Alencar e Dani (Administração). Justificou a ausência o diretor de 1 toque Cícero.

Além destes, compareceram também os botonistas Guga, Victor Varoli, Elias, Marcio Lima, o campeão mundial Quinho, Barthez e o grande Pezão (Glenn Douglas).

Fonte: Federação Paulista de Futebol de Mesa

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ASSEMBLÉIA GERAL FPFM 2010


Neste sábado dia 06 de fevereiro será realizada a assembléia que define o ano do futmesa paulista em 2010
Já amplamente divulgada na imprensa a assembléia geral de 2010 atraves de carta e ou email enviada devidamente aos clubes filiados a Federação Paulista por intermédio de sua diretoria e na pessoa de seu presidente Jorge Farah, divulga o que vai ser tratado na assembleia geral de 2010, veja a convocação:
Carissimos dirigentes e representantes
Para informação de todos - Assembleia Geral da FPFM em 2010.Credenciamento dos diretores e representantes a partir das 9:00 horas.Dia - 06 de fevereiroHora - 1ª chamada as 9:15 horas e segunda chamada as 9:45 horasTermino previsto para as 12:00 horasLocal - Câmara Municipal de São Paulo no Viaduto Jacarei, 100a assembléia será na sala Tiradentes no 8º andar, favor identificar-se na entrada, aguardamos a presença de todos os diretores de clubes, representantes e diretores da federação.
PAUTA DA REUNIÃO
1 - Considerações Gerais e Relatorio de 20092 - Aprovação das alterações nos estatutos da FPFM, para adequação a realidade atual3 - Material adquirido para temporada de 2010 da FPFM - patrimonio4 - Calendário da FPFM em 2010 - prováveis alterações de datas.5 - Torneios individuais Regionais e Nacionaisja temos 5 sedes pre oferecidas a FPFM - torneio Inicio no Cisplatina, 1 open em Salto, 1 open no mais novo filiado o Alphaville Tenis Clube e o sempre solicito clube do Meninos FC querendo dois eventos como sempre.6 - Planejamento para os torneios nacionais7 - Assuntos diversos
MUITO IMPORTANTE: APENAS O REPRESENTANTE (UM POR CLUBE) DEVIDAMENTE CREDENCIADO PELO MESMO PODE PRONUNCIAR-SE SOBRE ASSUNTOS PERTINENTES AOS ITENS PROPOSTOS PELA FPFM.
OS INTERESSADOS em ASSISTIR A ASSEMBLEIA PODERÃO ESTAR NO RECINTO POREM SEM DIREITO A MANIFESTAÇÃO.
Atenciosamente,
Jorge FarahPresidente FPFM

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Primeiro Título do Centenário também na ESPN Brasil!!!!


Fiel,

O primeiro título do Centenário do Corinthians continua gerando várias matérias na mídia..... Após a bela matéria do Globo Esporte, gostaria de convidá-los para assistir no próximo sábado (06/02), na ESPN Brasil, o programa Loucos Por Futebol.

O programa exibirá uma matéria completa sobre o Bi Campeonato Interestadual, conquistado no Rio de Janeiro, contra o Vasco da Gama.

O programa Loucos Por Futebol começa às 22h15.


VAI CORINTHIANS!!!!